sexta-feira, 8 de março de 2013

RIVED

Fui procurar saber sobre algumas políticas de desenvolvimento de ferramentas tecnológicas para a educação e dei de cara com o RIVED. Trata-se de um programa ligado à antiga SEED (Secretaria de Educação à Distância) e tem como objetivo a criação de materiais pedagógicos digitais, aplicativos, etc., a serem utilizados como ferramentas para estimular o raciocínio lógico e o pensamento crítico dos estudantes. Maiores informações neste link aqui:


Só fiquei um pouco confusa porque não encontrei grandes informações a respeito do projeto após 2008. Alguém sabe que fim levou?

sexta-feira, 1 de março de 2013

Leitura

"Onde será que eu estava com a cabeça no dia em que decidi trabalhar escrevendo sabendo que moro em um país onde as pessoas não leem?"
Rob Gordon, blogueiro e jornalista, por Facebook

Toda vez que eu vejo alguém reclamando que ninguém mais lê nesse país, a sensação que eu tenho é de que, para essas pessoas, gostar de ler é um negócio que só existe se um livro ou um texto de no mínimo 250 palavras estiver envolvido.
Acho meio incabível falar-se em falta de leitura numa sociedade em que os jovens, em sua maioria, preferem conversar por SMS ou WhatsApp do que por telefone. Não existe não-leitura numa sociedade hipertextual, onde, se você está na internet, você está, de alguma forma, lendo alguma coisa.
Não faz sentido, simplesmente, dizer que as pessoas não querem mais ler enquanto a Amazon, a Sony e a Kobo inundam o mercado com seus eBook readers.
Clique para ver maior
 Todo mundo lê, hoje em dia. Talvez até um volume de informação maior do que as gerações passadas. O problema todo reside no fato de que ninguém mais se preocupa em transformar esse hábito em algo produtivo. Como, por exemplo, de fato criar um hábito.



Quem sabe assim, criando-se um hábito de leitura, não nos tornemos melhores leitores e, por conseguinte, melhores produtores de conhecimento?